O voluntariado foi praticado por 7,2 milhões de pessoas no país em 2018, segundo o suplemento Outras Formas de Trabalho, da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios Contínua, divulgado hoje pelo IBGE. Em relação ao ano anterior, houve uma ligeira queda de 1,6%, após alta de 13% entre 2016 e 2017. Regulamentado pela lei n° 9.608/98, o trabalho voluntário é caracterizado como atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada sem fins lucrativos. O trabalho voluntário é regido por alguns princípios, como solidariedade; participação; cooperação, com a junção de esforços entre a organização social e o voluntário; complementaridade, com o serviço voluntário complementando a ação da organização; gratuidade, já que o voluntário não é remunerado; devendo haver harmonia entre os ideais do voluntário e da organização. Segundo a pesquisa, o trabalho voluntário no país era realizado de forma consistente. A duração média das atividades era de 6,5 horas por semana e a maior parte dos voluntários, 48,4%, se dedicavam quatro ou mais vezes por semana.
No Brasil o dia nacional do voluntariado foi instituído em 28 de agosto de 1985, com a finalidade de reconhecer e destacar as pessoas que dedicam seu tempo, talento e trabalho com causas de interesse social para o bem da comunidade. São diversas as maneiras da participação voluntária, com trabalhos mais ou menos especializados, desde ações individuais, como profissionais que disponibilizem seu trabalho para alguma organização social ou para pessoas carentes. Segundo o IBGE o total de voluntários representou 4,3% da população com 14 anos ou mais. A incidência era maior entre mulheres, 5% delas faziam trabalho voluntário; pessoas com 50 anos ou mais, 5%; e superior completo, 8%.
Trabalho individual
Assim como em 2016 e 2017, a grande maioria dos trabalhos voluntários era feita em instituições como congregações religiosas, sindicatos, condomínios, partidos políticos, escolas, hospitais ou asilos. Em 2018, 79,9% dos voluntários atuaram nesses locais. Cerca de 13% dos voluntários cumpriram atividades em associação de moradores, associação esportiva, ONG, grupo de apoio ou outra organização. A minoria, 9,8%, realizava o trabalho de forma individual, porém essa parcela vem aumentando ano a ano. Em 2016, eram 8,4% e em 2017 subiu para 9%. Existem várias modalidades de voluntariado, a pessoa pode disponibilizar 1 dia na semana pela carga horária de 4 horas, desempenhando alguma atividade dentro de algum setor da instituição, ou participar de eventos e ações externas. Além de fazer o bem, o voluntariado pode agregar no currículo, o mercado de trabalho recebe bem quem desenvolve algum tipo de atividade voluntária, sendo em alguns casos um diferencial na hora da contratação. Para estudantes existe um certificado de comprovação que pode ser usado como horas complementares na graduação.
Fonte dados: IBGE
Por Joice Antero