O Instituto de Computação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria com a Positivo, oferece curso de extensão para capacitação em INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL.

O curso é gratuito, com carga horária de 30 horas, e será realizado presencialmente, no Pavilhão de Aulas da Federação 2 (PAF-2), no Campus de Ondina da UFBA. As aulas ocorrerão às  terças e quintas-feiras, de 18/04 a 11/05, das 9h às 12h.

O principal objetivo do curso é a capacitação de estudantes e profissionais de TIC, desenvolvendo habilidades em Inteligência Artificial. O curso abordará uma visão geral dos princípios de Inteligência Artificial e algoritmos de Aprendizado de Máquina supervisionado para a aquisição automática de conhecimento em conjuntos de dados.

Essa capacitação visa contribuir com o desenvolvimento de recursos humanos no setor de TIC na Bahia, e potencializar carreiras para atender as demandas do mercado de trabalho.

Ao fim do curso, os(as) concluintes serão submetidos(as) a uma avaliação de desempenho. Receberão certificados de conclusão aqueles que alcançarem aproveitamento igual ou superior a 60% no exame avaliativo.

Para a seleção, os(as) candidatos(as) serão avaliados e classificados de acordo com os seguintes itens e respectivas pontuações, cuja soma é limitada a 100 pontos. Por curso na área afim entende-se curso de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Licenciatura em Computação, Matemática Computacional, Engenharia da Computação, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação, Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. O candidato deverá fornecer comprovação da sua formação, enviando arquivo no momento da inscrição.

Formação demonstrada na área (máx 60 pontos)

• Diploma de doutorado em curso na área – 60 pontos

• Diploma de mestrado em curso na área – 40 pontos

• Diploma de graduação em curso na área – 30 pontos

• Certificado de conclusão de curso de especialização na área –  30 pontos

• Matrícula vigente em curso na área – 20 pontos

• Diploma de curso técnico na área – 15 pontos

• Diploma de graduação em curso em áreas não afins – 10 pontos

Dedicação declarada ao estudo (máx 40 pontos)

• Menos de 4 horas semanais – 0 pontos

• 4 a 8 horas semanais – 10  pontos

• 8 a 12 horas semanais – 15 pontos

• 12 a 16 horas semanais – 20 pontos

• 16 a 20 horas semanais – 30 pontos

• 20  a 30 horas semanais – 35 pontos

• 30 horas semanais ou  mais – 40 ponto

Inscrições:

• Início: 12/04/2023

• Fim: 14/04/2023

• Resultado da seleção para a primeira turma:  15/04/2023

Faça a sua inscrição através do link: https://forms.gle/h1dKmpJFMR1A3Y6q9.

Público alvo: (esperado, mas não limitado a estes grupos)

• Estudantes universitários

• Profissionais de Tecnologias de Informação e Comunicação

Pré-requisito (obrigatório):

• Noções de Estrutura de Dados

Outras informações:

• Início das aulas da primeira turma: 18/04/2023

• Duração do curso: 4 semanas

• Horário das Aulas: Terças e Quintas-feiras, das 9h às 12h.

• Local: Pavilhão de Aulas da Federação 2 (PAF-2), no Campus de Ondina da UFBA.

Esse curso é coordenado pelo Prof. Dr. Gustavo Bittencourt Figueiredo

e será ministrado pela Profa. Dra. Tatiane Nogueira Rios (IC/UFBA).

Breve Biografia:

Profa Dra Tatiane Nogueira é Professora Adjunta do Instituto de Computação da UFBA. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutora em Ciência da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (ICMC/USP), com parte de suas pesquisas desenvolvidas na Universidad de Granada, Espanha, e na McGill University, Canadá. Possui experiência em Inteligência Artificial (IA) Teórica e Aplicada, com foco especial na construção de sistemas inteligentes de tomada de decisão sob incerteza. Atualmente, é coordenadora da Comissão Especial de Inteligência Artificial (CEIA) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). É pesquisadora associada do CeMEAI, orientadora do MBA em IA e Big Data do ICMC/USP, coordenadora institucional da Rede de Referência de Inteligência Artificial do Estado da Bahia (projeto BAH.IA), e pesquisadora do Department of Reproductive Biology, Center for Regenerative Medicine, National Center for Child Health and Development Research Institute (Tóquio-Japão). Sua paixão pelo mar é igualada apenas por seu desejo de viajar.

Fonte: https://computacao.ufba.br/