Pesquisa realizada pelo INCA mostra de que formas as pessoas podem evitar o aparecimento da doença

A tecnologia avança a passos largos, mas as várias formas de câncer ainda são grandes desafios para a ciência, sem previsão de quando vai serão vencidos. Um dos mais comuns, o câncer de mama é uma das doenças que mais mata no mundo. Por isso, desde 1990 o Outubro Rosa lembra às mulheres os cuidados necessários para combater esse mal. O Brasil, através do INCA – Instituto Nacional de Câncer – participa da campanha internacional desde 2010.
O objetivo é compartilhar informações e promover a conscientização, por exemplo, sobre a importância da prevenção. A mamografia, o exame de imagem mais assertivo para identificação do câncer de mama, é um dos principais aliados para a descoberta da doença no início, quando ainda tem 95 por cento de chance de cura. O SUS oferece o serviço gratuitamente, mas, de acordo com a SBM – Sociedade Brasileira de Mastologia – foram realizadas apenas menos de 3 milhões das 11 milhões e 500 mil mamografias que deveriam ter sido feitas no ano passado no país.
Além de identificar a doença precocemente, evitá-la também é possível. O fator genético corresponde de 5 a 10 por cento dos casos, de acordo com os especialistas. Estudos feitos pelo INCA entre 2008 e 2020 mostraram que o aparecimento, ou não, do câncer está ligado diretamente ao estilo de vida. Fumar, beber em excesso, comer alimentos industrializados, ricos em gordura saturada, em açúcares e em conservantes e não se exercitar regularmente são alguns dos maus hábitos que precisam ser evitados.
Outro ponto importante é o nível de estresse a que somos submetidos ao longo da vida. Nosso ritmo acelerado do dia a dia, em que chega o momento em que a mente não acompanha a velocidade e a carga dos afazeres, é um fator que contribui para que células cancerígenas surjam no nosso organismo. Buscar mecanismos para manter o equilíbrio mental e o bem-estar, como exercícios físicos regulares, faz parte da prevenção.
Isso significa, na prática, que, por exemplo, cerca de 13 por cento dos casos de câncer de mama em 2020 no Brasil poderiam ter sido evitados, reduzindo os fatores de risco relacionados ao estilo de vida. Principalmente o sedentarismo. Os dados fazem parte da pesquisa realizada pelo INCA. Durante todo o mês de outubro diversas entidades estão reforçando a oferta da mamografia gratuita para as mulheres com mais de 40 anos de idade aqui em Salvador. Os locais de atendimento são amplamente divulgados pelos veículos de imprensa. Meios para rastrear o câncer de mama existem. Passe essa informação para frente e vamos seguir juntos no combate ao câncer de mama, não só em outubro, mas todos os dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *