O SINTERP-BA se solidariza com a empresária e fotojornalista Angeluci Figueiredo, vítima do comportamento misógino lamentável do Secretário de Saúde Fábio Vilas-Boas, a quem este sindicato emite o seu repúdio.
Angeluci é proprietária e chef do restaurante da Preta, na Ilha dos Frades, e foi agredida, verbalmente, por mensagem de aplicativo de mensagens, pelo secretário. Mulher, negra, batalhadora e querida pelos colegas da categoria e pelos clientes, ela estava com o estabelecimento fechado no último domingo (01), porque a Capitania dos Portos emitiu um alerta para as más condições do tempo e pediu que o fluxo de transporte no mar fosse reduzido. Isso impossibilitaria tanto funcionários, quanto clientes de irem ao local. O secretário, em embarcação particular com grupo de familiares e amigos, se chateou ao encontrar o restaurante, no qual tinha reserva, fechado.
Fábio Vilas-Boas enviou mensagens com o uso de palavras como “Vagabunda”, além de ameaçar usar o poder para prejudicar Angeluci junto a empresários responsáveis pela Ilha dos Frades e com a imprensa, citando, inclusive, veículos de comunicação renomados do estado. Para além do machismo e do preconceito inconcebíveis contra Angeluci e todas as mulheres que nesta situação ela representa, cabe aqui uma importante avaliação sobre distorção de valores e uso de poder.
O gestor público, como o nome diz, além de gerir os assuntos da sociedade, serve ao público. Esta é a função para qual ele é remunerado, não usar da influência que o cargo que ocupa lhe confere para benefício próprio. Além disso, os veículos de comunicação têm uma função social ainda mais importante, que é a de trazer informação e ajudar na construção de uma sociedade democrática e paritária. Os veículos de imprensa não podem ser usados por forças políticas como joguete de vinganças pessoais por descontentamentos.
O SINTERP foi pego de surpresa com o comportamento absurdo e desequilibrado de alguém que sempre se demonstrou dedicado, afetivo e sensível no controle de salvar vidas através das imunizações; servindo inclusive de espelho para várias praças do país.