Reajuste será retroativo aos salários de março deste ano

Apesar da dificuldade econômica enfrentada no país, em especial por causa da pandemia do coronavírus, o Sindicato dos trabalhadores em empresas de rádios, TVs e publicitários do estado da Bahia (SINTERP-BA) conseguiu garantir reajuste salarial de até 6,93% por cento para este ano. O acordo com o patronato foi assinado no dia 22 de junho.

O reajuste será retroativo aos salários de março deste ano e foi dividido da seguinte forma:

⁃ Para os que ganham salário de até R$ 1.739,58 (mil setecentos e trinta e nove reais e cinquenta e oito centavos), o reajuste será de 6,93%, a partir de abril de 2021;

⁃ Para os que ganham acima de R$ 1.739,58 (mil setecentos e trinta e nove reais e cinquenta e oito centavos), o reajuste será de 5,5%, dividido em duas vezes. A primeira parcela, com o percentual de 3,0%, a partir de abril de 2021 e a segunda parcela, de 2,5%, a partir de setembro de 2021.

Também foram aumentados os pisos salariais por funções, com valores diferenciados para a capital, Salvador, em relação ao restante do Estado.

⁃ Nas emissoras em Salvador, o piso salarial passa a ser de R$ 1.860,13 (mil oitocentos e sessenta reais e treze centavos), a partir de abril de 2021, para as funções expressamente definidas na Lei dos radialistas e é extensivo às funções de Secretária, Telefonista, Motorista, Recepcionista e Técnico de Contabilidade.

⁃ Já nas emissoras no interior do estado, exceto em Juazeiro, que segue o mesmo padrão da capital, o piso salarial será de R$1.192,95 (mil cento e noventa e dois reais e noventa e cinco centavos), a partir de abril de 2021.

⁃ Para as demais funções o piso salarial passa a ser de R$1,132,20 (mil cento e trinta e dois reais e vinte centavos), também a partir de abril de 2021.

A gratificação do quinquênio – dada aos trabalhadores para cada período de cinco anos trabalhados na empresa – passa a ser de R$ 107,32 (cento e sete reais e trinta e dois centavos) nas emissoras de Salvador e R$ 56,61 (cinquenta e seis reais e sessenta e um centavos) nas emissoras das demais cidades baianas. O reajuste passa a valer a partir de junho deste ano.

Os valores retroativos dos reajustes serão pagos aos trabalhadores na forma de abono salarial em julho deste ano. Todas as outras cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho de 2020 também terão reincidido o reajuste de 6,93%. Porém, o abono não incide sobre os encargos tributários, como FGTS, INSS e Imposto de Renda.

O SINTERP-BA lembra aos trabalhadores a importância de que todos os anos o reajuste garanta, ao menos, o mínimo de equiparação salarial com a inflação registrada no ano anterior. Nem sempre é possível garantir que as perdas reais sejam todas compensadas, mas o sindicato segue persistente tentando juntos às empresas chegar ao máximo possível para os trabalhadores. No segundo ano seguido de pandemia, podemos dizer que o acordo ao qual chegamos é uma vitória.