Notícias

Skip Navigation LinksHome > Notícias > OUTUBRO ROSA SINTERP/BA ALERTA SOBRE PREVENÇÃO
segunda-feira, 8 de outubro de 2018

OUTUBRO ROSA SINTERP/BA ALERTA SOBRE PREVENÇÃO


 

O outubro rosa é um mês conhecido pela mobilização e alerta para prevenção contra o câncer de mama. Ciente dessa importância o Sinterp/BA se engaja nessa luta, com o objetivo de promover e indicar a adesão ao movimento.

Segundos dados nacionais para o ano de 2018, foram estimados 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. “Precisamos reverter esse quadro e isso só é possível, com a prevenção. Comece fazendo o autoexame e se já tiver a idade faça o exame preventivo, pois quando descoberto no início o tratamento é possível e o risco de morte é mínimo”, expôs a secretária de saúde, mulher e discriminação do Sinterp/BA, Leane Aline.

Homens

Valendo ressaltar que o câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Foram registrados segundo dados do Instituto Nacional de Câncer 1.020 casos de câncer nas capitais, somando 2.870 casos no estado da Bahia.

Prevenção

De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores.  Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco da mulher desenvolver câncer de mama. Os principais fatores de risco relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama são: falta de atividade física, tabagismo, má alimentação, peso corporal acima do indicado, fatores ocupacionais, bebidas alcoólicas, exposição solar, radiações e medicamentos.

Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.


Seminário Reforma Trabalhista e Negociação Coletiva

assista o vídeo
.
.