Skip Navigation LinksHome > Notícias > RECESSO DE 1º DE MAIO
quarta-feira, 25 de abril de 2018

RECESSO DE 1º DE MAIO

O SINTERP/BA informa que não funcionará na segunda-feira (30/04) devido ao feriado de 1º de maio na terça-feira. Voltaremos às nossas atividades na quarta-feira (02/04) prontos para atender a todos os trabalhadores que precisarem do nosso auxílio!

O presidente golpista Michel Temer, sancionou no mês de abril, o novo quadro anexo da Lei 6615/78, sem que a discussão fosse feita com os representantes dos trabalhadores, deixando os Radialistas sem motivo nenhum para comemorar o 1º de maio!

Na prática as funções em que se desdobra a profissão de radialista foram reduzidas de 94 funções para apenas 22. Ocorre que esta alteração, embora o patronal insista em dizer ser necessária diante do avanço tecnológico, na verdade esconde o seu anseio maior, que é fazer com que os radialistas sejam obrigados a exercerem uma, duas, três, quatro, cinco, seis ou mais funções ao mesmo tempo, sem que tenham direito ao acúmulo de função previsto na própria Lei 6615/78.

Outro aspecto importante é que por não fazerem mais parte do quadro anexo da Lei 6615/78, algumas funções que continuarão a existir dentro das empresas de radiodifusão, cairão na desregulamentação e desta forma o patronal terá caminho livre para cometer inúmeras atrocidades, entre elas a contratação de profissionais sem a devida habilitação para o exercício da profissão, com jornadas superiores as que hoje são praticadas por força da Lei 6615 e o seu quadro anexo, bem como, pagamento em condições inferiores ao estabelecido nas Convenções Coletivas.

O que resta aos trabalhadores Radialistas para comemorar neste dia do trabalhador? Agora poderemos ser explorados mais violentamente do que já vínhamos sendo antes.  A Assessoria Jurídica Nacional da Fitert renovará o pedido de liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 5769, sob relatoria do ministro Luiz Fux, a fim de que suspenda os efeitos do ato normativo que alterou o Quadro Anexo acerca das funções exercidas pelos radialistas. Desta forma, a federação está tentando reverter esta situação para tentar melhorar a vida dos Radialistas. Esperamos que ela consiga!

Com informações de www.fitert.org.br