Notícias

Skip Navigation LinksHome > Notícias > Outubro Rosa: SINTERP/BA fala da importância da prevenção no combate ao câncer de mama
quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Outubro Rosa: SINTERP/BA fala da importância da prevenção no combate ao câncer de mama


Partindo do princípio que o SINTERP/BA (Sindicato dos Trabalhadores em Rádio, TV e Publicidade do Estado da Bahia) é ciente de que a categoria é parte responsável pela divulgação de campanhas e informações diversas, a diretoria do sindicato resolveu trazer à tona o assunto mais comentado do mês, a campanha Outubro Rosa, e convidar a categoria a realizar o autoexame, chamando a atenção especialmente das mulheres para o autoexame.

“Precisamos trazer para nossa vida as informações que passamos para os nossos leitores e ouvintes. Afinal o câncer de mama é o tumor maligno que mais causa morte na população feminina. Sua causa ainda é desconhecida, mas atrela-se a fatores como idade, história familiar, efeitos hormonais entre outros”, comentou a secretária executiva de Saúde, Mulher e Discriminação do SINTERP/BA, Leane Aline.

Já Márcia Aguiar, diretora regional de Vitória da Conquista, lembra que o autoexame também deve ser realizado por homens, “por mais que a campanha tenha um foco feminino o homem também pode ser vítima de câncer de mama, então precisam ter atitude de prevenção, tanto como as mulheres”, expôs.

 A diretora de base, Tina Maria Figueiredo, ressalta que, em praticamente todos os municípios, tem um espaço onde se oferece, na maioria das vezes de maneira gratuita, o exame de mamografia. “As pessoas precisam se conscientizar da importância do diagnóstico precoce e esquecer todo e qualquer tipo de preconceito com relação ao exame, afinal quanto mais cedo o resultado, mais chances de vida longa”, assegurou.

Outubro Rosa é uma campanha mundial que visa conscientizar a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento surgiu em 1990, em Nova York, e desde então, vem sendo promovido anualmente. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.

Se ligue nas dicas...

Você sabe quando fazer o autoexame? De cinco a dez dias depois da menstruação. E se você não menstrua mais, escolha um dia do mês para fazer o autoexame em todos os meses.

Você sentiu alguma anormalidade? Não hesite em procurar seu médico para afastar o risco de alguma alteração maligna.

O autoexame é indicado para todas as mulheres, acima dos 20 anos.

Além do autoexame, a mamografia é essencial, anualmente, a partir dos 40 anos de idade.

Ainda tem dúvida sobre o Câncer de Mama?

Confira os artigos que separamos para te orientar nos links abaixo:

Copie e cole no seu computador:

 

https://www.eusemfronteiras.com.br/cancer-de-mama-mitos-e-verdades/

 

https://www.eusemfronteiras.com.br/o-outubro-rosa-de-todos-nos/

 

https://www.eusemfronteiras.com.br/outubro-rosa-aspectos-nutricionais-e-prevencao-do-cancer-de-mama/

 

https://www.eusemfronteiras.com.br/tratamentos-para-o-cancer-de-mama-qual-a-melhor-escolha/

 

https://www.eusemfronteiras.com.br/mastectomia-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-este-procedimento/

 

 CONTRIBUIÇÃO DAS DIRETORAS DO SINTERP/BA LEANE ALINE DE SOUZA, TINA MARIA FIGUEIREDO E MÁRCIA AGUIAR

 

 

 


Seminário Reforma Trabalhista e Negociação Coletiva

assista o vídeo
.
.